Lesões de Modic: tipos, causas e tratamentos

Lesões de Modic são processos inflamatórios e alterações degenerativas que surgem na região da vértebra em contato com o disco intervertebral, também conhecido como platô intervertebral. Atualmente a medicina reconhece diferentes tipos de Modic.

A maior parte dos pacientes diagnosticados com lesões de Modic são homens e a área acometida é a coluna lombar, mais precisamente nas vértebras L4, L5 e S1. Além disso, é mais comum que esse tipo de problema acometa idosos do que pessoas mais jovens, devido ao processo natural de degeneração do disco intervertebral. Entretanto, isso não é uma regra.

Tipos de lesão de Modic

Há três tipos de lesões de Modic. O tipo 1 ou Modic I se refere a uma lesão aguda, enquanto os outros dois tipos são de lesões crônicas. É importante ressaltar que todas essas lesões são dinâmicas, podendo mudar com o passar do tempo. Logo, quem tem uma lesão do tipo 1 não tratada, poderá evoluir para o tipo 2 ou 3. Isso vale para o tipo 2 que poderá evoluir para o tipo 3.

Vejamos agora as peculiaridades de cada tipo de Modic:

Modic I ou Tipo 1: Se trata do estágio inicial da lesão, quando as vértebras adjacentes ao disco vertebral danificado estão na fase de edema e com alterações em sua forma. É nessa fase que se inicia o processo inflamatório decorrente da degeneração discal e óssea. É um processo muito doloroso para o paciente, o mais doloroso dos três tipos.

Modic II ou Tipo 2: Passada a fase dolorosa do Modic I, agora o organismo começa a depositar tecido de gordura na área em que houve o dano na coluna vertebral. Nessa fase é comum que pacientes relatem um certo alívio na dor quando comparado com a fase inicial.

Modic III ou Tipo 3: Se trata de um quadro raro e ao mesmo tempo é o último estágio das alterações Modic. Nessa fase a superfície óssea vertebral sofre com esclerose, o que faz com que o osso existente na camada mais externa da vértebra fique endurecido. Com o tempo a instabilidade do processo inicial se torna estável e rígido nessa fase. Geralmente esse tipo de Modic acomete mais idosos.

Causas da degeneração discal de Modic

Há várias razões que podem possibilitar uma alteração degenerativa de Modic. São elas:

  • Pessoas com predisposição genética para processos inflamatórios;
  • Infecção por bactérias específicas do tipo anaeróbicas;
  • Desgaste do disco cartilaginoso proveniente de patologias, enfraquecimento como consequência do tabagismo, e sobrecarga da coluna devido a obesidade;
  • Processo natural do envelhecimento;
  • Fatores de risco como ter diabetes, doenças autoimunes, escoliose, aumento da cifose ou lordose, bem como ser fumante ou estar acima do peso.

Quando situações como as descritas acima acontecem, os discos ficam fragilizados e desgastados, perdendo a sua capacidade natural de proteger toda a estrutura óssea vertebral contra os impactos decorrentes da movimentação e do peso do corpo. Nessas circunstâncias, atividades corriqueiras do dia a dia acabam contribuindo para que ocorra um desgaste na vértebra adjacente ao disco lesionado, alterando toda a sua estrutura e morfologia.

Sintomas de lesões de Modic

Uma lesão do tipo Modic é capaz de trazer bastante desconforto para o paciente, mas seu diagnóstico concreto só pode ser obtido através da realização de exames. Os sintomas mais comuns relatados pelos pacientes são:

  • Dor de coluna;
  • Rigidez ao tentar se levantar quando está sentado ou deitado;
  • Dor mais intensa de manhã ou ao se levantar da cama;
  • Dificuldade para movimentar-se;
  • Dor e incômodo na região da coluna que perdura por quatro semanas ou mais.

É importante salientar que alguns pacientes são assintomáticos ou possuem um sintoma isolado, fazendo-o confundir o diagnóstico. O atraso no diagnóstico correto pode contribuir para a evolução do problema.

Diagnóstico de lesões de Modic

O diagnóstico de Modic de qualquer tipo é feito através da realização de exames solicitados pelo médico especialista em coluna. Os pacientes passam por uma análise do quadro clínico e depois precisam realizar exames de imagem, tais como ressonância magnética e discografia, sendo a segunda opção normalmente para os casos em que não há sintomas, mas existe uma desconfiança de que o paciente tem um problema na coluna.

Tratamento para lesões de Modic

O objetivo principal do tratamento para lesões Modic é eliminar os pontos dolorosos inflamados e para isso anti-inflamatórios são prescritos pelo médico, podendo ou não estarem combinados com analgésicos. Também poderá ser indicado que o paciente realize sessões de fisioterapia.

Se a dor for refratária e a depender do quadro clínico do paciente, o médico poderá indicar procedimentos minimamente invasivos, artroplastia ou artrodese. Uma cirurgia de estabilização só será indicada quando todas as formas de tratamento anteriores não surtirem os efeitos desejados e o paciente seguir sofrendo com dores na coluna.

A coluna pode ter as dores aliviadas também com a mudança de hábitos, como perda de peso para quem está obeso, melhora da postura, e diminuição de eventuais esforços repetitivos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *