Nódulo de Schmorl: causas, diagnóstico e tratamento

Nódulo de Schmorl geralmente é uma hérnia de disco que ocorre para dentro do corpo vertebral, ou seja, é uma herniação de disco que ocorre do disco intervertebral para o interior da vértebra. Se trata de uma condição muito frequente em consultórios e é do tipo benigna. O nódulo de Schmorl pode acometer qualquer segmento da coluna. Na maioria dos casos, não requer tratamento.

Além de nódulo de Schmorl, a condição é conhecida na literatura médica como hérnia intrassomática de Schmorl ou hérnia de Schmorl. O nome da condição é em referência ao sobrenome do médico Christian Geor Schmörl, que descreveu o problema pela primeira vez em 1927.

Estima-se que pelo menos 19% da população tenha nódulo de Schmorl. A maioria dos casos é diagnosticado em adolescentes, especialmente antes da finalização da fase de crescimento, bem como em pessoas adultas com mais de 50 anos e que possuam fragilidade óssea. A maior parte dos nódulos estão localizados na parte inferior da coluna lombar ou torácica.

Causas do nódulo de Schmorl

Ainda não existe na literatura médica uma definição sobre a real causa do nódulo de Schmorl, entretanto, estudiosos do assunto associam o aparecimento dessa condição com:

  • Processo natural do envelhecimento da coluna;
  • Doenças degenerativas da coluna;
  • Processos inflamatórios do tipo autoimunes;
  • Alteração genética em fase de formação das vértebras;
  • Traumas repetidos na região – comum em quem tem o hábito de levantar peso acima da cabeça;
  • Fraquezas da placa vertebral;
  • Trauma de forte impacto – como em acidentes de automóvel ou moto em que a vitima cai e bate primeiro a cabeça;
    Hipercifoses torácicas (como Doença de Scheuermann);
  • Enfermidades como hiperparatireoidismo, osteoporose, osteomalácia, doença de Paget, doenças inflamatórias e câncer.

Sintomas de nódulo de Schmorl

É importante salientar que a maioria dos casos de nódulo de Schmorl é assintomática. Também é possível que a condição acometa uma coluna saudável e que não sofreu um trauma. No caso de a pessoa sentir dores frequentes na coluna, é necessário procurar um médico especialista em coluna para realizar exames de imagem para o correto diagnóstico.

O paciente geralmente só sentirá dor em três possíveis casos:

  • Quando há mais de um nódulo;
  • Quando há dor na lombar
  • Quando o nódulo está muito grande;
  • Quando há uma inflamação causando a dor.

Se um processo inflamatório ou os nódulos atingirem o nervo, poderá causar a perda da mobilidade, dificuldade para a realização de atividades que antes eram rotineiras, como se agachar, bem como dor em volta de toda a região em que o nódulo está localizado.

Diagnóstico

Há duas formas de se obter o diagnóstico. A primeira é por acaso, já que geralmente a maior parte dos pacientes descobrem a condição após realizar exames de imagem para outra condição ou queixa, uma vez que por ser um problema assintomático, fica difícil a identificação do problema.

A segunda forma é quando a pessoa sente fortes dores na região da coluna. O médico especialista em coluna solicitará exames de imagem como radiografias, tomografia e, principalmente, uma ressonância magnética. Se houver a suspeita de algo mais severo, exames de sangue também serão inclusos na solicitação médica.

O ideal é que mesmo que uma pessoa diagnosticada não tenha sintomas, faça o acompanhamento periódico com seu médico de confiança, a fim de monitorar se o nódulo não está gerando outros problemas na coluna.

Tratamento para o nódulo de Schmorl

Embora alguns casos de nódulo de Schmorl precisem de tratamento, a verdade é que a maioria deles, por serem assintomáticos, não necessitam de tratamento e sim por meio de exames. Se o paciente queixar dor, o tratamento inicial tende a ser a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios. O tratamento pode incluir também sessões de fisioterapia.

Em casos considerados agudos, pode ocorrer de a melhor opção de tratamento ser a vertebroplastia ou uma infiltração. Além disso, o especialista em coluna pode indicar o uso de colete (órteses).

Um procedimento cirúrgico só é feito se houver comprometimento da coluna. Dentre as opções de procedimentos para a presença de nódulo que gere maiores danos para a coluna vertebral, estão a artrodese e a artroplastia.

Prevenção do nódulo de Schmorl

Ainda não é possível prevenir o nódulo de Schmorl. Essa impossibilidade se deve ao fato de ainda não estarem claras as razões pelas quais a condição se desenvolve. O máximo que se pode fazer é proteger a coluna para evitar desgastes e traumas, o que consequentemente diminui as chances dessa e outras condições dolorosas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *