O médico ortopedista especialista em coluna é um profissional com várias atribuições, responsável pelo tratamento e o diagnóstico de patologias na coluna vertebral que afetam pacientes de diferentes faixas etárias.

Considerada como o eixo central do corpo humano, a coluna é a estrutura responsável por proteger a medula espinhal, sendo formada por 33 vértebras, as quais se dividem entre torácicas, cervicais, lombares, sacaria e coccígeas.

Para conhecer melhor o trabalho desse profissional, confira a seguir um guia completo sobre a especialidade.

Qual a formação de um ortopedista especialista em coluna?

Após concluir a graduação em Medicina, que possui uma duração média de 6 anos, o profissional que deseja se especializar nessa área precisa cursar mais 3 anos de residência médica em Ortopedia e Traumatologia.

Depois da residência, o médico ortopedista se dedica por mais 2 anos a um treinamento clínico e cirúrgico. Além disso, antes de receber a alcunha de especialista em cirurgia da coluna, o profissional ainda precisa publicar um artigo sobre o tema em uma revista científica, e ser aprovado em testes teóricos e práticos aplicados pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

Desse modo, são necessários 11 anos de estudo e trabalho para conhecer cada aspecto da espinha dorsal e se tornar um especialista nessa área médica que tem se tornado cada vez mais importante.

Como é a rotina de trabalho de um ortopedista especialista em coluna?

Além dos profissionais que atendem em consultórios, há ainda a opção de seguir uma carreira acadêmica na área, e trabalhar diariamente com ensino e pesquisa. Para isso, é necessário realizar cursos de pós-graduações, como mestrado, doutorado e pós-doutorado. Cada uma dessas etapas costuma ter uma duração entre 3 a 5 anos.

Seja qual for a área de atuação de um ortopedista, acadêmica ou de atendimento, é importante se manter a par sobre os últimos avanços e técnicas aplicadas. Por essa razão, existem cursos e congressos anuais, realizados no Brasil e no exterior, cujo foco é manter os especialistas em coluna atualizados com as últimas descobertas da ciência.

Quais são as atribuições desse profissional?

O médico ortopedista especialista em coluna é o mais capacitado para conduzir o tratamento de doenças que lesionam os nervos, ossos, músculos e articulações que formam a coluna vertebral.

Sendo assim, esse é o profissional indicado para os pacientes que apresentam dores na coluna. Durante a avaliação médica, o ortopedista poderá solicitar exames de imagem para identificar a causa da dor nas costas e a sua gravidade. Entre as patologias mais comuns tratadas pelo especialista em coluna estão hérnias de disco, cervicalgia, artrose, lordose, escoliose, osteofitose, fraturas, inflamações e tumores na coluna.

Quando é necessário procurar um ortopedista especialista em coluna?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% das pessoas já tiveram ou ainda terão alguma patologia que causa dores nas costas. Mesmo sendo um problema relativamente comum, o mais indicado é procurar um ortopedista quando essas dores persistem por mais de uma semana ou irradiam para os membros superiores ou inferiores.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é preciso que haja um trauma, fratura ou inflamação para se consultar com um especialista, pois os incômodos e as dores já são um indício de que algo precisa ser tratado.

A consulta com um ortopedista especialista em coluna é ainda mais recomendada para os indivíduos que estão dentro dos principais fatores de risco para as patologias da coluna vertebral. Esses fatores incluem os problemas de postura, sedentarismo, obesidade, tabagismo, histórico de fraturas na região, osteoporose e idade acima de 50 anos.

Quais são os tratamentos possíveis para doenças na coluna?

Atualmente, existem diferentes tipos de tratamento para as doenças na coluna, sendo necessário passar por uma avaliação clínica conduzida pelo médico ortopedista e realizar todos os exames de imagem solicitados. Quando diagnosticadas de forma precoce, grande parte das patologias da coluna costumam ser tratadas com métodos conservadores, como fisioterapia, pilates e acupuntura, ou ainda através do uso de um colete corretor de postura.

A opção pelo procedimento cirúrgico só é feita quando os tratamentos alternativos não alcançam o resultado desejado, e também quando os benefícios da operação são considerados maiores do que os riscos envolvidos.

Com os avanços da medicina, as chances de uma recuperação plena após a cirurgia na coluna são altas, desde que o paciente siga as instruções médicas e adote todos os cuidados necessários, tendo em vista que a recuperação para este tipo de procedimento costuma exigir tempo e paciência.

Confira abaixo as principais patologias e tratamentos realizados pelo médico especialista em coluna: