Hemangioma na coluna: sintomas, tratamento e prevenção

Hemangioma na coluna é um tumor de natureza benigna, que pode acometer cerca de 25% da população. Por ser benigno, esse tumor não apresenta uma propriedade de invasão tecidual, ou seja, não resulta em metástase e oferece um prognóstico bem mais otimista.

Sintomas do hemangioma na coluna

Na grande maioria dos casos, em cerca de 90% dos pacientes, o hemangioma é assintomático e costuma ser descoberto por acaso em exames de imagem realizados para identificar outras patologias.

Porém, é possível que o indivíduo com hemangioma na coluna vertebral sinta os seguintes sintomas:

  • Dores na coluna, nas regiões torácica, cervical ou lombar
  • Alteração da sensibilidade nos membros inferiores
  • Dor ciática, pois o hemangioma pode estar comprimindo algum nervo da coluna

O que causa o aparecimento de um hemangioma

É consenso entre a comunidade médica que as origens do hemangioma na coluna estão associadas à proliferação vascular. Isso significa que há um aumento na quantidade de vasos sanguíneos da região, o que modifica a arquitetura óssea vertebral natural.

No entanto, ainda existem controvérsias sobre qual seria a causa exata dessa condição. As teorias mais discutidas acreditam que o hemangioma apareça devido a alterações genéticas, mudanças hormonais ou até mesmo traumas sofridos na região.

O hemangioma pode se tornar um tumor maligno

O hemangioma é o tumor benigno mais comum, de acordo com a definição dos médicos. Portanto, é muito raro que essa condição evolua para algo mais grave.

Existem registros em que o hemangioma começou a se portar como um tumor maligno, aumentando de tamanho e causando uma série de desconfortos ao paciente. Nesses casos de exceção, é preciso realizar uma biópsia e investigar as características do tumor para identificar o tratamento mais apropriado. Contudo, a maioria das pessoas diagnosticadas com hemangioma na coluna não precisam se preocupar com essa possibilidade.

Diagnóstico do hemangioma na coluna

Muitas vezes o diagnóstico de hemangioma ocorre de forma acidental, após o paciente realizar uma tomografia, radiografia ou ressonância magnética da coluna com o intuito de constatar outras patologias.

No entanto, a maneira mais indicada de obter o diagnóstico de hemangioma e de outras doenças na coluna vertebral é procurando a ajuda de um médico especialista. Após analisar os sintomas e as condições do paciente, o médico poderá solicitar a realização de alguns exames de imagem para identificar eventuais alterações.

Em uma radiografia simples de coluna, por exemplo, é possível identificar um hemangioma pelo aparecimento de trabeculados verticais. A tomografia computadorizada também é uma opção para constatar a existência de trabéculas espessas na área afetada.

É possível tratar um hemangioma na coluna

Sim, o hemangioma vertebral é uma condição tratável. Porém, nos casos em que o indivíduo não apresenta sintomas e que a condição foi descoberta por acaso, é possível que o paciente não precise realizar nenhum tipo de tratamento.

Frequentemente, os hemangiomas podem inclusive desaparecer em um intervalo de 5 a 10 anos.

Contudo, nos casos em que o paciente desenvolve sintomas e os exames de imagem demonstram que o hemangioma possui um tamanho maior, a análise de um especialista é necessária para verificar qual será o tratamento mais conveniente.

Tratamento do hemangioma na coluna

Confira abaixo alguns dos tratamentos utilizados para os casos sintomáticos de hemangioma.

Cimentação vertebral

Esse é um procedimento minimamente invasivo, o qual é feito através da injeção de cimento dentro do corpo vertebral. Existem duas técnicas mais comuns para a sua realização, a cifoplastia e a vertebroplastia. Na cifoplastia, o médico forma uma pequena cavidade dentro da vértebra e injeto o cimento sob baixa pressão, enquanto na vertebroplastia, o cimento é injetado de forma direta na vértebra com o auxílio de uma cânula.

Tratamentos conservadores

Em casos menos sérios, pode ser indicada uma abordagem conservadora no tratamento do hemangioma vertebral. Isso inclui técnicas como osteopatia, mesa de tração e fisioterapia manual. Além disso, o médico pode indicar exercícios de fortalecimento muscular para a região, os quais devem ser feitos com o devido acompanhamento de um profissional.

Estabilização cirúrgica

Apesar de rara, a estabilização cirúrgica pode apresentar a melhor solução para casos em que o paciente tem o risco de desenvolver deficiências neuromotoras com a pressão do tumor sobre os nervos da coluna. Durante esse procedimento, o cirurgião precisa realizar a descompressão e abscisão do tumor, e em seguida concluir a reconstrução da vértebra afetada pelo hemangioma. Depois de concluída, essa é uma cirurgia que exige um pós-operatório com vários cuidados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *